Pilates e o Ciclismo

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Pilates e o Ciclismo

Você é um dos amantes do pedal?

Hoje em dia, um dos esportes mais prazerosos que existe é o ciclismo.  É a modalidade que engloba diferentes objetivos para as pessoas que praticam como: Locomoção, Recreação, Atividade física e Competição.

Segundo a Revista Movimenta, o princípio básico da pedalada é desenvolver movimentos circulares e suaves com regularidade de aplicação de força sobre os pedais em todo o ciclo. Isso requer movimentos sincronizados de múltiplas articulações, onde a força produzida vai ser principalmente, na região lombo-pélvica e membros inferiores.  A postura adotada pelo ciclista é dependente de três pontos de contato com a biclicleta: o pedal, o selim e o guidão. A distribuição do peso sobre estes três pontos influencia a localização do centro de massa do ciclista. A postura adequada e confortável ao ciclista o permite manobrar a bicicleta sem transferir seu centro de gravidade muito à frente. O centro de gravidade do conjunto ciclista-bicicleta é dependente da altura do movimento central relativo ao solo e é um fator básico para se conseguir um ajuste confortável.

Depois de todas essas informações você percebeu que não basta apenas sair pedalando, né? Nosso corpo precisa de preparação para os esportes, pois exercem carga excessiva na nossa musculatura, postura e órgãos, portanto o praticante necessita de treinamento e informação de como escolher a bicicleta apropriada e como se posicionar e utilizá-la bem.

Além disso, o ciclismo é um esporte que mantém a mesma postura por um tempo prolongado, isso requer preparação; uma das atividades que engloba a estabilização segmentar, ou seja, um fundamento para a prevenção e diminuição de recorrências de dores músculos-esqueléticas é o Método Pilates.

Joseph Pilates, criador do método, nomeava sua criação de Contrologia ou Arte do Controle, que é a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo, mente e espírito.

O Pilates é composto por seis princípios que são necessários durante a execução de cada exercício proposto pelo profissional, são eles: Respiração, Centro de Força (Power House), Controle, Concentração, Precisão e Fluidez.

Muitos conhecem os benefícios do Pilates no momento da reabilitação, um  exemplo clássico, é a famosa protusão discal. O Pilates atua nas fibras musculares profundas do nosso corpo, fibras de resistência, com um trabalho de fortalecimento global mas também focado no Centro de Força (abdominais, glúteos, cintura pélvica e paravertebrais) estabilizando então o tronco e melhorando as disfunções na coluna.

Mas esse método tão fantástico não merece ser lembrado apenas nos momentos de dor. Quem se preocupa com sua saúde sabe que a prevenção é o caminho para sempre progredir, portanto deve aliar o Pilates aos treinos com a magrela.

Prevenir com Pilates é:

* Corrigir os desequilíbrios musculares;

* Ajuste da região do Quadril;

* Ganho de força muscular específica para determinadas necessidades da atividade;

* Melhora da estabilidade para manter a postura por tempo prolongado;

* Aumento da capacidade respiratória e eficiência do diafragma devido a respiração consciente e a maior mobilidade da caixa torácica;

* Melhora da consciência corporal e equilíbrio para evitar as quedas;

* Melhora da flexibilidade;

Seja qual for seu objetivo, apenas como melhora da Qualidade de Vida ou treino como atleta, o Pilates lhe auxiliará no aumento dos giros dos seus pneus.

Um grande abraço!

Francislaine  Lombardi

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

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