Osteopatia e Esporte

Home » Na Web » Osteopatia e Esporte
site

A prática esportiva profissional ou amadora muitas vezes pode levar o atleta a lesões ou queixas dolorosas. A osteopatia no esporte contribue em 3 aspectos, aspecto preventivo (prevenção de lesões), aspecto curativo (tratamento das lesões e dos sintomas dolorosos), e melhora da performance do atleta.

As lesões esportivas mais comuns incluem as entorses e distensões, as quais afetam os tendões, músculos e ligamentos; além de edema (inchaço), hematoma e dores musculares.

A osteopatia contribui preventivamente na redução dos riscos de lesões, mantendo o corpo em seu ótimo estado de funcionamento. A osteopatia identica os problemas relacionados aos tecidos ósseo, muscular e fascial; os quais podem estar relacionados as queixas dolorosas do atleta.

Por exemplo, corredores de longa distância frequentemente apresentam inflamação dos tendões, dores nas pernas, calcanhares e dores nas costas. O profissional de osteopatia avaliará os sistemas muscular, articular (ósseo), ligamentar e fascial, objetivando identificar qual tecido (sistema) apresenta uma disfunção, ou seja, o tecido que não encontra-se em bom funcionamento. Diante da disfunção, o osteopata elegirá uma técnica manual (por exemplo: manipulação, mobilização, alongamento…) para corrigir tal disfunção visando o funcionamento correto do sistema, do corpo.

Muitas das lesões esportivas dá-se pela intensidade e frequência dos treinos, overuse; Alguns casos as lesões podem ser devido a utilização incorreta de equipamentos, como por exemplo, um tênis ruim pode gerar dor/lesão no quadril, joelho e pés. Em outros casos, a falta de flexibilidade articular pode atrapalhar/diminuir a performance resultando em lesões.

A boa notícia é que emboras as lesões esportivas são comuns, a recuperação é rápida.