O Comer Consciente (Mindful Eating)

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Os alimentos fornecem ao organismo os nutrientes necessário para o processo metabólico que nutre a vida. Quando adequados e devidamente digeridos, contribuem para nos tornar saudáveis. Tão importante quanto a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingerimos é o “por que” da nossa alimentação.

É certo que vivemos no piloto automático e grande parte da nossa refeição ingerimos apenas pela força do hábito, transformando o ato de comer que é uma atividade de característica natural, saudável e prazerosa em uma conduta irracional.
Se você é uma pessoa conectada com o seu peso e a boa forma, que tenha tentado várias dietas, experimentando cortar calorias, excluir as gorduras, evitar carboidratos talvez tenha conseguido perder alguns quilinhos alcançando algum resultado – apenas para recuperá-lo algum tempo depois. Desligue o piloto automático e instale a atenção plena. Preste atenção na potência de sua fome e qual a quantidade de alimento que lhe satisfaz.
O estilo de vida atual “exige” que a nossa atenção seja dividida simultaneamente entre diversos assuntos, telefone, computador e etc. Comemos automaticamente os alimentos mais práticos ( como os alimentos processados, requentados, encaixados, enlatados e por aí vai), e frequentemente pulamos refeições ou trocamos por shakes ou uma barra de cereal. A nossa mente está em qualquer lugar, menos à mesa. Estamos assistindo TV, ou numa reunião de negócios ou acessando e-mails, ou seja, a conexão entre a língua -esse poderoso órgão dos sentidos- e o cérebro está “fora do ar”.
Façamos do ato de comer um experiência multi-sensorial. Olhe para a sua refeição e aprecie as cores, texturas e arranjos. No comer consciente, nós não estamos nos comparando a ninguém e a nenhum padrão de beleza, não estamos a julgar a nós mesmos ou dicotomizar os alimentos. Estamos simplesmente testemunhando as muitas sensações e pensamentos que surgem quando nós comemos.
O comer consciente (mindful eating) envolve prestar total atenção para a experiência de comer e beber, tanto dentro como fora do corpo. Prestar atenção para as cores, cheiro, textura, sabores, temperaturas e até mesmo os sons (trituração) da nossa refeição.
Ao terminar de comer, observe como se sente, não devemos nos julgar ou punir a nós mesmos. O ato de comer afeta o nosso estado de espírito e nossas emoções.
Portanto, velhos hábitos de comer e não prestar atenção não são fáceis de mudar. Não faça mudanças drásticas. Mudança duradoura leva tempo, e é construído em muitas pequenas mudanças. Começamos simplesmente.

 
Abraços,
Jéssica Cavalheiro
Nutricionista – CRN3/41635

Fonte:
NUTRIÇÃO E CONSCIÊNCIA – Nutrição, Meditação e Consciência;
PSYCHOLOGY TODAY – Mindful Eating;
GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares;
AYURVEDICAMENTE – Consciência Alimentar.

Comments

  1. Rodrigo on junho 9, 2015 at 6:41 pm said:

    Um texto 3 perfeita condições nos dando uma visão, de mudar nossa alimentação para uma vida mais saudável

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