Diferença entre Calma e Tranquilo

Home » Qualidade de Vida » Diferença entre Calma e Tranquilo
calma_tranquilo

Você provavelmente nunca parou pra pensar se existe uma diferença entre ser calmo e ser tranquilo. Existe uma diferença, mais do que uma tradução ou significado, mas uma diferença de conceito. É o que vamos explicar.

Estas duas palavras apesar de usarmos indiscriminadamente e tentando passar o mesmo sentido, elas expressam duas coisas diferentes, e uma delas está bem relacionada com o Yoga, mas qual das duas será?

Pra explicar, vamos dar um exemplo que cabe muito bem pra explanar o sentido das duas palavras:

Imagine-se que você decidiu aceitar um novo desafio e vai realizar um salto de paraquedas, um salto só! Claro que você se preparou, não tem medo de altura, está confiante. É chegada a hora e você então se joga em queda livre, curte uma sensação incrível e indescritível.  Você comanda seu paraquedas… depois de aberto, você olha para ele e repara algumas falhas:
Algumas linhas arrebentadas,  algumas células não infladas. Ou seja, você tem um problema!

1) A pessoa calma, detecta que tem um problema, mas fica pensando: “eu tenho, um problema…..eu tenho um problema”. Ela sabe que tem um problema mas não consegue agir. Ela vai caindo, caindo e não toma uma atitude. Não consegue pensar em soluções e não consegue reagir.

2)  A pessoa tranquila, também nota que tem um problema e diz: “Ok, tenho um problema, vamos ver como solucionar. Se as linhas arrebentaram, será que mesmo assim da pra eu manusear e guiar pra eu pousar?  As células não infladas, me prejudicam em algo? Preciso abrir o paraquedas reserva?” Ou seja, a pessoa tranquila ela tem consciência do problema, diferentemente da pessoa calma, ela consegue raciocinar e tomar a melhor decisão para aquele momento.

Podemos ver estes exemplos no nosso dia-a-dia onde muitas pessoas estão diante de problemas, mas agem como se nada acontecesse, ou vai levando imaginando que o problema será “auto-solucionado”,  e tudo isso é feito com muita calma  e sem reações.

Utilizamos este exemplo, porque ele envolve muitas situações comuns a outros problemas. O medo, insegurança, desafio, o contato com uma situação nova, entre outros. Estes fatores todos juntos influenciam na nossa forma de agir diante do problema.

O tranquilo é o tipo de atitude que o Yoga busca desenvolver. Já que problemas nós tivemos, temos e vamos sempre ter, e saber lidar com eles e encará-los é o que vai nos trazer o bem-estar e a felicidade. E só conseguiremos tudo isso, se tivermos a tranquilidade.

Independente da palavra, o mais importante é a nossa atitude diante dos problemas. Não se prenda as palavras, ela é só uma palavra e o verdadeiro sentido está nas nossas atitudes e formas como vemos os obstáculos. Portanto, seja calmo ou tranquilo, respire fundo antes de tomar qualquer decisão, respeite o tempo certo de cada situação, faça uma boa avaliação do problema com paciência e sabedoria. Lembre-se sempre, problemas surgem para serem resolvidos. Não adianta fugir, você tem que enfrentá-los. Com uma atitude tranquila você perceberá como ficará menos difícil encarar os obstáculos da vida.

 

 

Comments

  1. Maria José on outubro 30, 2013 at 10:26 pm said:

    Achei interessante a diferença entre essas essas duas palavras. Nunca paramos pra ver o real sentido delas. Sempre a usamos em comum acordo. Percebe-se q com atitudes tranquilas encaramos os desafios com mais firmeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Contato





Nome

Email

Mensagem

Endereço

São José do Rio Preto

Rua Demétrio Elias Madi, 150/ Sala 8
São José do Rio Preto, SP

Tel: (17) 3022.0412
Whats (17) 99285.0216

Posts Recentes

Parceria

logo_prospecta